Notícias


Imagem Notícia

Colaboradores terão 57 horas de curso sobre LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados é o tema de um treinamento iniciado na manhã desta sexta-feira por colaboradores da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. As informações são repassadas por José Fernando Marucci, integrante da Vanzo Advogados. Em vigência desde agosto, a nova lei foi criada para preservar a privacidade das pessoas.

Em todas as suas etapas, incluindo a análise e o ajustes de processos com tráfego de dados, os trabalhos do treinamento vão consumir 57 horas. A preocupação com a privacidade sempre existiu, mas caminharia para se tornar lei no Brasil a partir de 2014 com o marco regulatório da internet. A proteção de dados vira moeda forte no mundo, com mais valorização, pelas empresas, de países nos quais existam mecanismos de defesa.

Marucci citou uma frase do CEO da Mastecard, Ajaypal Banga, que demonstra o peso que a proteção de dados alcança: “Os dados são o novo petróleo, com a diferença que o petróleo vai acabar um dia”. O advogado afirmou que o dado é um ativo e apresentou uma calculadora desenvolvida pelo jornal Financial Times para isso, que calcula o score a partir de respostas a perguntas pré-definidas.

Os colaboradores da Acic, além de ter acesso aos conceitos centrais da nova lei, aprenderam a diferença entre dados pessoais, que dizem respeito a alguém, e sensíveis, que são aqueles que podem levar a algum tipo de discriminação. A partir de agora, setores da Acic vão passar por um trabalho de apuração e ajustes para assegurar maior proteção dos dados que estão com a entidade, que atualmente tem 3,7 mil associados.

Legenda: A abertura dos trabalhos ocorreu na manhã desta sexta-feira

Crédito: Assessoria
Voltar