Escritório de Compras estimula empresas a participar de licitações

Há três anos Cascavel conta com uma ferramenta que ajudou a transformar a realidade das licitações públicas no município. É o Escritório de Compras Públicas de Cascavel, resultado de uma parceria da administração pública, Sebrae, Acic, entidades do setor produtivo e órgãos públicos locais.

A finalidade do Escritório é fazer com que os empresários entendam mais, se preparem da forma correta e participem ativamente de licitações públicas em Cascavel. A estrutura funciona na Acic e, entra outras tarefas, promove treinamentos, palestras e workshops sobre as mais diferentes modalidades de licitações.

Com esse recurso, um número maior de empresas passou a entender melhor o sistema, a participar e a vencer certames, fazendo com que somas maiores de dinheiro, em vez de irrigar a economia de outras regiões, fique em Cascavel. “Isso significa mais dinheiro em circulação, mais empregos e pujança econômica ao município”, diz o presidente da Acic, Michel Lopes. Cerca de R$ 1 bilhão são injetados todos os anos, no município, em compras feitas por órgãos públicos.

Um dos sintomas percebidos pela administração pública e outros órgãos locais com a ajuda do Escritório foi o aumento no número de empresas inscritas nas licitações. Com concorrência maior, os preços médios dos produtos recuaram e esses órgãos podem então usar o dinheiro economizado em benefício de outros serviços igualmente importantes para a comunidade.

O que faz?

A atendente Ana Paula Godinho informa sobre quais são as atribuições do Escritório de Compras Públicas de Cascavel. São elas: encaminhar edital recebido do órgão governamental no e-mail da empresa, de acordo com o ramo de atividade; prestar orientações de como participar das licitações; auxiliar na interpretação dos editais; oferecer cursos de licitações para capacitação dos empresários, e orientação na montagem dos documentos para participar de uma licitação.

A Acic atende na rua Pernambuco, 1800, em frente à Câmara de Vereadores. Outras informações sobre o Escritório podem ser conseguidas pelo telefone 3321-1421 ou ainda pelo endereço de e-mail escritoriocompraspublicascvel@gmail.com .