Área têxtil dialoga para fortalecer compras locais

Empresas compradoras e fornecedoras da área têxtil de Cascavel participaram nesta semana de rodada de negócios organizada pela força-tarefa do Programa pela Retomada da Economia. Organizada pelo Sebrae e entidades parceiras ela aproximou diretores de empresas interessados em dialogar e encontrar meios para recuperar e fortalecer a economia do município por meio de compras locais.
A rodada online contou com a participação de 28 fornecedores de mercadorias – 14 de moda e 14 de uniformes – e 14 empresas âncoras, grandes compradoras desse tipo de produto. “Esse é o primeiro passo de um processo virtuoso capaz de oferecer resultados interessantes às empresas envolvidas. Estamos todos muito otimistas com os encaminhamentos alcançados”, informa o consultor do Sebrae Volmir Valentini.
“A finalidade das rodadas, que já envolveu a área de supermercados, é fazer com que empresas importantes em sua respectiva cadeia produtiva conversem e percebam a possibilidade de contar com mais parceiros locais. Essa é uma estratégia para fazer com que, aos poucos, mais dinheiro fique, circule e contribua para o fortalecimento da economia local”, diz o gerente da Regional Oeste do Sebrae, Augusto Stein. Com ações como essa, segundo o consultor Volmir Valentini, é possível compor um ambiente favorável a potenciais parcerias para fortalecer negócios locais. “E, assim, reverter números e desempenho prejudicados pela pandemia do coronavírus”.

Prospecção
Para o presidente do Sindiwest (Sindicato da Indústria do Vestuário do Oeste do Paraná), Edvaldo Geraldo, as rodadas são muito bem-vindas porque são uma maneira rápida de prospectar novos clientes. “A ferramenta busca fazer a aproximação e estimular o diálogo. A partir disso, com os interesses de cada um é possível avançar e fechar negócios, o que, sem dúvida, é salutar a essa cadeia produtiva”. O Sindiwest, interessado em conhecer melhor as expectativas dos empresários do setor, faz uma pesquisa para ouvir o que eles têm a dizer sobre o atual momento e do que consideram relevante fazer para acelerar a retomada dos indicadores da área e da economia.

Empreender
Parte das empresas que participaram da rodada de negócios desta semana é ligada ao Núcleo Setorial de Uniformes da Acic, integrado ao Programa Empreender – integra empresários de um mesmo segmento econômico. A coordenadora, Maria Elena Covezzi Francisco, parabeniza as entidades do Programa pela Retomada da Economia pela sensibilidade de criar um instrumento tão dinâmico e interessante. “Não há dúvidas de que essa aproximação trará bons frutos. Faz com que grandes compradores e fornecedores conversem e tratem de negócios. Isso é louvável e outras rodadas semelhantes precisam ser incentivadas”, afirma Maria Elena.

Legenda: Há algumas semanas, na Acic, foi realizada reunião preparatória à rodada desenvolvida agora