Central de Atendimento
45 3321-1400

bannerSaudacaoNatal2016

26 ºC
18 ºC




Programa 5S

Postado em Qualidade

logo 5sDEFINIÇÃO

É um processo estruturado para mobilizar a organização para o uso responsável dos recursos nos aspectos físicos (equipamentos, máquinas e células de trabalho), procedimentos e atitudes. A sigla 5S se refere a cinco sensos: utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina.

O Programa é calcado em uma filosofia profunda de práticas simples, que promove o crescimento contínuo das pessoas, num aperfeiçoamento constante da rotina do trabalho diário e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida.
O 5S constitui a base para a implementação de um sistema de gestão bem estruturado. Em qualquer organização humana, o programa prepara o ambiente para mudanças profundas, por ser de simples compreensão, fácil aplicação e gerar resultados visíveis e imediatos.

 

OBJETIVOS

O Programa 5S visa a melhoria do ambiente de trabalho, no sentido físico, lógico e mental. Sua base é educativa e prepara as pessoas para a observação crítica da sua realidade e atuação nos desperdícios, na desorganização, sujeira, nos fatores que acarretam doenças e conflitos e em outras anomalias do ambiente.

FORMA DE ATUAÇÃO

 Aplicável às áreas de serviço e industriais, serve para desenvolver uma cultura em que os empregados se disciplinem a usar os sensos de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina.

Para cada senso há um conjunto de atividades que são repetidas e auditadas até se tornarem hábitos. Conheça um pouco de cada um dos cinco sensos.

• Senso de Utilização
Este senso nos ensina a separar o que é útil daquilo que não é mais utilizável e que deverá ser reaproveitado em outro local, reciclado ou doado.

• Senso de Ordenação
Este senso nos ensina a ordenar de forma adequada todo o material que é guardado, e utilizado no trabalho, em casa e na mochila do aluno.

• Senso de Limpeza
O senso de limpeza nos ensina a limpar e manter limpos os ambientes em que vivemos: casa, escola, trabalho e áreas públicas. Locais limpos não são aqueles que a gente está sempre limpando, mas aqueles que a gente não suja. Este senso nos ensina também a ter atitudes "transparentes" no relacionamento com as pessoas.

• Senso de Saúde
É promover a higiene do corpo e da mente, praticando sempre os três primeiros “esses”.

• Senso de Autodisciplina
Este senso nos ensina a praticar constantemente os outros sensos: Utilização, Ordenação, Limpeza e Saúde, incorporando-os como hábitos em nossas vidas

 

RESULTADOS

 Quantitativos:

- Melhoria da qualidade e produtividade;
- Redução de perdas no processo e do desperdício em geral;
- Redução de tempo de atendimento;
- Aumento de eficiência de equipamentos e, em alguns casos, de confiabilidade;
- Redução de manutenção corretiva, paradas não-programadas e outras perdas;
- Ganhos de espaço nas instalações e nos computadores;
- Eliminação de dados, relatórios e outros itens ultrapassados que consomem.

Qualitativos:
- Melhor utilização e controle dos recursos da organização;
- Melhoria das condições de segurança, meio ambiente e ergonomia; - Melhoria da imagem da organização;
- Criação de ambientes mais agradáveis para se trabalhar;
- Foco nas atividades de maior valor agregado;
- Prevenção de doenças profissionais e mentais.

 

INFORMATIVO ACIC EM AÇÃO

 

Receba os Informativos da ACIC

Agenda de Eventos



Veja Mais