Feirão do Imposto será sábado no Calçadão

Terça, 15 Maio 2018 11:13

Consumidores vão ter a chance no sábado pela manhã, em Cascavel, de perceber com mais clareza o papel que os impostos ocupam no dia a dia de cada um. A edição do Feirão do Imposto 2018 vai ser realizada no Calçadão da avenida Brasil a partir das 9h. Quem passar por lá receberá informações sobre o peso da carga tributária sobre os ombros de quem trabalha e produz. O evento é nacional, organizado pelo Conaje (Conselho Nacional do Jovem Empreendedor), e será realizado simultaneamente em mais de 200 cidades de várias regiões brasileiras.

A presidente do Conselho Jovem da Acic, Silvana Luiza Ribeiro, informa que o Feirão coloca o tributo como um fator real da vida das pessoas. “Todos pagamos, mas como não sabemos muito a seu respeito a impressão que se tem e de que seu peso é menor do que realmente é. Com essa educação na prática, as pessoas percebem que o imposto pode representar, em muitos produtos, até a metade ou mais do que se paga no ato da compra”.

Assim, mais pessoas vão entender o tamanho do bolo de dinheiro que financia o Estado e comparar isso com os serviços públicos oferecidos em troca. Então, diante da distância do que se paga e se recebe, mais vão pedir por eficiência na gestão e aplicação desse dinheiro, de acordo com Silvana. A edição de 2018 do Feirão do Imposto foi recentemente lançada em São Luís, no Maranhão. O slogan da campanha neste ano é Pague 2 e leve 1, o que demonstra o tamanho do apetite arrecadador do Estado, algo perto de 40% do PIB (Produto Interno Bruto). Ou seja, R$ 40 de R$ 100 produzidos vão para os cofres do governo.

Palestras

No Paraná, o projeto é desenvolvido em parceria com a Faciap Jovem, um dos braços da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. Além de mostrar o tamanho da carga tributária em produtos de consumo diário, serão realizadas palestras sobre educação fiscal em escolas, evento em parceria com o Observatório Social de Cascavel.

Legenda: Silvana é presidente do Conselho do Jovem Empreendedor da Acic

(silvanaribeiro2.jpg)