O jornalista Caco Barcellos abriu na noite de quinta-feira a edição de 2010 do Conexão Empresarial, organizado pela Universidade Corporativa Empresarial. Mais de 800 pessoas lotaram o auditório da Fag para ouvir relatos da carreira de um dos jornalistas investigativos mais competentes da história da televisão brasileira. Lições de coragem foi o tema condutor da apresentação de Caco, que há mais de 30 anos milita na arte de ser repórter.O maior desafio de todo profissional independentemente da área em que atue, segundo Caco, está em trabalhar sempre de olho na excelência e principalmente com coragem de enfrentar desafios. "No jornalismo, sempre me pautei por tocar em questões delicadas nos campos social, da ética e a temas sensÃveis à sociedade. Minha conduta é marcada na constante tentativa de me aproximar do máximo possÃvel da verdade". Há muitas verdades e ângulos da notÃcia que precisam ser mostrados, conforme ele.
Filho de um frentista que também foi motorista de ônibus e fiscal público, Caco Barcellos passou a infância na região de Porto Alegre e saiu da escola pública para ser um dos jornalistas mais respeitados na área da investigação policial do Brasil. "Muitas vezes troquei a chance de uma interessante ascensão financeira para continuar repórter, em contato direto com a rua e com as pessoas, ou seja: onde as coisas realmente acontecem". Ele informou sobre a elaboração do Profissão Repórter, da Rede Globo, e do critério central de escalar jovens profissionais sem nenhuma experiência com TV na linha de frente do programa.
Caco Barcellos ofereceu uma sugestão aos empresários, de acompanhar atentamente o movimento social no Brasil, principalmente do fenômeno de inclusão de milhões de famÃlias no mercado de consumo, como um nicho para novos e rentáveis negócios. Uma das regras básicas para o sucesso profissional e empresário, segundo ele está em ter coragem de mudar sempre, de entender que o que já é bom pode, com os cuidados e conhecimento certo, evoluir sempre.
O jornalista criticou a posição da imprensa de, sempre que o assunto é grave, ir onde está o Estado. "A sociedade precisa ter acesso também ao movimento inverso, do tiro que saiu do fuzil do Estado e provoca a morte de inocentes nas favelas". Caco apresentou algumas das reportagens que produziu, que mostram com toda a crueza as abominações que o homem é capaz de produzir, como guerras, conflitos armados, a violência do narcotráfico, a corrupção e o mau uso do dinheiro público e até sobre os riscos no trânsito.
Um dos dados que o repórter apresentou impressionam: 45% dos assassinatos no Brasil são cometidos pelo Estado (a partir das polÃcias e forças especializadas de repressão à violência), 50% são praticados por brasileiros comuns em brigas no trânsito, por ciúmes e confusões domésticas e apenas 5% por criminosos.
Patrocinadores
Os patrocinadores da edição de 2010 do Conexão Empresarial são: Laboratório Alvaro, Unimed, Nutricard, Dinâmica Seguros, ValeSIM, Sicoob Cascavel, Sebrae, Fag e Bourbon Express.
Legenda da foto: Mais de 800 pessoas participaram na noite de quinta-feira, da abertura do Conexão Empresarial 2010 - Crédito: César Machado/Vale Press
Clique aqui e veja mais fotos deste evento...











