Get Adobe Flash player
Get Adobe Flash player
Busca Associados

agenda ACIC
«   Maio 2012   »
DoSeTeQuQuSeS
  1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
  
Veja mais
informativos
Receba novidades em seu e-mail.
Notícias Internas Bandeiras: Instituto Federal do Paraná-IFPR Cascavel ganha sua primeira universidade federal, o IFPR

Cascavel ganha sua primeira universidade federal, o IFPR

Sex, 11 de Junho de 2010 15:11

ifpr0João Oliveira Bonfim volta a uma sala de aula 35 anos depois de ter concluído a quinta série do antigo ginásio. Azulejista de profissão, João é um dos 30 alunos da primeira turma do curso inaugural do IFPR, o Instituto Federal do Paraná, em Cascavel. As aulas da primeira universidade federal do município, um sonho de muitos anos, começaram na noite de terça-feira, 8 de maio, na presença de líderes políticos, empresariais e de moradores dos bairros da região Norte de Cascavel.
Hoje com 45 anos e pai de dois filhos, João Bonfim vê novos motivos para confiar em um futuro promissor. “Voltar à escola nessa idade não é fácil, mas sei que se fizer tudo certo e tirar boas notas terei um diferencial para o mercado, que hoje é dos mais exigentes e concorridos”. Bonfim espera, ao receber o certificado de Auxiliar em carpintaria para a engenharia civil daqui a 18 meses, conseguir um salário ainda melhor, garantindo assim mais conforto à sua família.
O diretor pro-tempore do campus do IFPR em Foz do Iguaçu, Luiz Carlos Eckestein, informa que a idade média dos 30 selecionados para o curso da unidade de Cascavel é de 35 anos. Desses, cinco não têm a quarta série completa e os demais não concluíram o ensino fundamental. “Eles têm a chance de voltar à escola, de aprender uma profissão, de aprimorar conhecimentos e de sair valorizados para o mercado de trabalho”, diz Luiz, que reconhece a participação de muitos, como do ex-presidente da Acic, Valdinei Antonio da Silva, e do então deputado José Lemos que em 2009 iniciaram, com o prefeito Edgar Bueno, conversas para a instalação de um campus do IFPR em Cascavel.

72%
Luiz Carlos informou que a expansão do número de cursos e a transformação da unidade em campus depende apenas do contínuo envolvimento da comunidade. “Há a disposição das entidades, de órgãos públicos e da comunidade e essas conquistas passam agora por uma audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad”. Serão 16 campus do IFPR em Cascavel, uma das maiores ações pelo ensino profissionalizante da história do Estado.
O diretor-geral lembrou que o instituto oferece do curso básico ao doutorado, e que o ensino profissionalizante garante, assim que formados, emprego a 72% dos alunos. O diretor do campus de Umuarama, Vicente Sandeski, representou o reitor do IFPR, Alípio Leal, na aula inaugural do dia 8 de junho. Ele ressaltou a expansão do ensino técnico-profissionalizante no Brasil, que contará com 360 escolas ainda em 2010, e agradeceu o empenho de todos pela materialização de um antigo sonho da comunidade.

Salto

O coordenador do Núcleo Multissetorial da Região Norte, Leozir Schimidt, disse, depois de uma retrospectiva apresentada pela secretária da Educação Maristela Becker, que a região dará, com o IFPR, um salto jamais visto. “Vamos formar mão de obra qualificada para consolidar Cascavel como um dos principais polos econômicos do Paraná. Essa é uma vitória de muitos”. O presidente da Cettrans, Jorge Lang, classificou o ato como o resultado de uma mobilização vencedora.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Damaceno, o IFPR representa um passo decisivo para projetar o município entre as principais economias da região Sul. O presidente da Acic, Marcos Roberto Teixeira, disse que a luta pelo IFPR foi um grande aprendizado e um marco da determinação de uma comunidade inteira. “A cada dificuldade, aumentava a dedicação dos envolvidos. Essa é uma vitória de Cascavel”, decretou.

Para a história
Já para o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, o dia 8 de junho de 2010 entra para a história do município. “Conseguimos algo grandioso e que fará muito bem aos bairros da região e a todo o município". Edgar nominou pessoas que, de acordo com ele, tiveram participação importante na conquista do IFPR. O curso terá duração de 18 meses. As aulas práticas, de segunda a sexta-feira das 19 às 22 horas, será na Escola Aníbal Lopes. As práticas serão no antigo Caom, na Escola José Henrique Teixeira. Os selecionados terão contato com disciplinas de alfabetização do Pro-Eja, aprenderão sofre informática e terão contatos com os conceitos da carpintaria com o auxílio de um engenheiro. Há previsão de dois novos cursos do IFPR para Cascavel a partir de 2011. As obras físicas da futura estrutura do instituto, em uma área de 30,8 mil metros quadrados disponibilizada pelo município, deverão ser iniciadas no ano que vem.

 
Leia Também
  • Versão para Impressão
  • Enviar a um amigo
  • Fale
    conosco
  • Topo
    site
Busca
Banner
Banner
Banner
Banner
publicidade
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
INSTITUCIONAL
SERVIÇOS
INFORMAÇÕES
QUALIDADE