bannerSaudacaoNatal2016

21 ºC
17 ºC

Quarta, 11 Outubro 2017 11:59

Fórum alerta para inovação, criatividade e planejamento

(0 votos)

Cerca de 200 pessoas participaram na noite de terça-feira, no auditório da Acic, da 3ª edição do Fórum Empreender, programa que desde 1998 promove mudanças importantes na relação entre empresas e empresários no Paraná. A diretora de Núcleos Multissetoriais, Rosemeri Petzold, fez a abertura oficial ressaltando algumas das qualidades do programa, principalmente quanto à sua metodologia de integrar empresários de um mesmo ramo. “O Empreender quebrou paradigmas ao aproximar pessoas que, devido ao conhecimento e à experiência que acumulam, têm muito a contribuir para o fortalecimento do seu ramo empresarial”.

O consultor Leandro Krug falou sobre Criatividade em vendas. Ele apresentou números comparativos da economia brasileira de 2012 e de 2017 e das consequências da crise e do endividamento das famílias. Citou perspectivas para 2017 e da tendência de crescimento mais consistente somente a partir do ano que vem. “As empresas, por mais difícil que possa ser, precisam estar preparadas para solavancos. Mudar e inovar são caminhos seguros nessa direção”, pontuou. A confiança do consumidor ainda está baixa e há represamento de consumo, no entanto alguns setores, como o de automóveis zero quilômetro, começam a mostrar sinais de reação. O varejo, todavia, deverá ser o último a perceber a recuperação dos indicadores.

Leandro também falou do avanço das bolsas de valores no Brasil e Estados Unidos. Do fim de dezembro de 2015 até setembro de 2017, a valorização chegou a 29% lá e 100% aqui, ressaltou, dizendo que esses dados são bastante expressivos à análise econômica. Pesquisas recentes do mercado brasileiro indicam que 86% dos compradores repensam seus hábitos de consumo e 87% deles estão atrás de ofertas. O consultor abordou ainda sobre novos hábitos de compra, do impacto das tecnologias e da evolução das marcas e varejo.

O consultor fez uma pergunta aos presentes, de quanto tempo dura uma inovação. Ele mostrou fotografias de telefones antigos e de smartphones e citou que, no primeiro caso, estendiam-se por mais de dez anos e os atuais resistem sem ser superados por apenas alguns meses. Agir criativamente, apesar das imposições e limitações que ocorrem em distintas fases da vida, é fundamental para impulsionar negócios. “Somos os únicos seres que conseguem imaginar. Toda criação prática depende, originalmente, de uma criação mental, por isso o empresário não pode se fechar ao diferente e às inovações”.

Talk show

Três empresários foram convidados pelo Empreender da Acic para compartilhar experiências de negócios diante de uma época tão dinâmica. O engenheiro André Gonçalves é associado da entidade há anos e afirma que, a exemplo de qualquer outro empresário, já enfrentou oscilações severas no negócio, que é familiar. “A direção foi a especialização, a busca por produtos inovadores. Hoje, a empresa atua em outros mercados e os resultados são muito bons”. A decisão de investir em uma consultoria de marketing foi a chave para a consolidação do sucesso do negócio, afirmou.

Caroline Danielli, do Núcleo de Empretecos, falou de algumas de suas habilidades. Fisioterapeuta por formação, ela atua no ramo de maquiagens. O exercício de enxergar novas possibilidades transformou a realidade da empresa, que atua com força nas mídias sociais. “Fiz o Empretec e isso redefiniu meu papel de empreendedora. E hoje os resultados estão acima da expectativa”, disse Caroline. O coordenador do Núcleo de Academias, Paulo Roberto Gambet, lembrou de uma situação difícil que enfrentou recentemente. De um marketing inicialmente ruim, que ameaçou seu negócio, mas que foi revertido e virou fonte de novas oportunidades. “Do desespero inicial, conseguimos, minha equipe e eu, reunir forças e reverter um constrangimento em mais matrículas e resultados”.

Mágica

A segunda palestra do Fórum Empreender foi com Jeff Aragon, que é uma mistura de mágico, empresário e consultor. Ele falou sobre O segredo da motivação, da força do pensamento positivo e da importância de empregar ferramentas como técnica e planejamento. A maior habilidade de Jeff, e demonstrada com maestria durante o evento, foi a da prestidigitação, que são números de mágica feitos com as mãos. Os presentes também participaram do sorteio de vários prêmios. O 3º Fórum do Empreender foi realizado pela Acic em parceria com Sebrae, Sicoob Credicapital e Unimed.

Legenda: Evento foi realizado no auditório da Acic: palestras e talk show

Receba os Informativos da ACIC

Outubro 2017