bannerSaudacaoNatal2016

21 ºC
17 ºC

Sexta, 06 Outubro 2017 11:58

Acic Labs começa a formar seu clube de mentores

(0 votos)
Empresários, técnicos e membros do Núcleo Setorial de Informática e Telecomunicações da Acic participaram da apresentação da manhã desta quinta-feira Empresários, técnicos e membros do Núcleo Setorial de Informática e Telecomunicações da Acic participaram da apresentação da manhã desta quinta-feira Assessoria

Pesquisas em grandes empresas do mundo, principalmente naquelas ligadas à área da tecnologia, demonstram alguns aspectos em comum entre elas. Um deles diz respeito à mentoria, que é a possibilidade de conhecer mais sobre um novo negócio ou projeto a partir da troca de informações e saberes com pessoas que entendem profundamente e são sucesso em um determinado ramo de atividade. A criação de um clube de mentores é a etapa mais recente de um dos mais ambiciosos projetos da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, que há menos de seis meses lançou o Acic Labs, uma aceleradora de alta tecnologia que passa a auxiliar empresas associadas em seu processo de mudança e de busca pela inovação.

A proposta de criação do Clube de Mentores foi feita na manhã desta quinta-feira, na Sala Paraná, pelos diretores Carlos Guedes (de Comunicação Social) e Siro Canabarro, vice-presidente para Assuntos da Microempresa, com a colaboração do coordenador dos trabalhos Matheus Lazzari Nicola. Siro fez uma explanação inicial observando aspectos de severas alterações que ocorrem no jeito de as empresas fazerem negócios e de as pessoas, por sua vez, consumirem. “O comércio tradicional vai acabar e as empresas, para seguir ativas, precisarão acompanhar uma tendência irreversível”, alertou. A redução dos números de alguns setores da economia, comum no Brasil e em outros centros do mundo, não tem associação apenas com a crise, e sim com movimentos no padrão de consumo.

Em diversos países, a exemplo dos Estados Unidos, dezenas de milhares de empresas comerciais encerraram suas atividades nos últimos meses, fruto principalmente da migração e da concorrência imposta pelo e-commerce. Carlos Guedes informou que o propósito do Acic Labs é acompanhar esses novos cenários e levar conhecimentos às empresas associadas para que elas possam se adaptar a um novo momento econômico, de oportunidades e também de desafios. “Queremos orientá-las sobre caminhos de inovação, e a mentoria é um dos recursos atualmente disponíveis”. O foco dessa parceria é informar, dialogar, tirar dúvidas e dar conselhos para acelerar ideias e projetos de inovação, disse Guedes.

Há duas modalidades de mentoria. A corporativa é para dicas sobre estratégias de negócio, e a técnica para aspectos voltados às tecnologias, ferramentas e recursos empregados no desenvolvimento do projeto. Estudos realizados em empresas de alto desempenho de Nova York, o segundo maior polo de inovação do mundo, atrás apenas do Vale do Silício, na Califórnia, mostram que a mentoria é necessária e eficaz. “O mentor aproxima quem criou e idealizou um projeto da realidade do mercado”, segundo Carlos Guedes. Durante a reunião com empresários e técnicos dos mais variados segmentos produtivos, Carlos e Siro convidaram os presentes a preencher fichas nas quais indicavam seu interesse ou não em ser mentores do Acic Labs.

O diretor de Comunicação da Acic explicou que a mentoria é voluntária, gratuita e o que o grupo nunca estará fechado. “A intenção é contar com empresários e técnicos de sucesso em suas áreas que possam transmitir experiências a novos empreendedores”. O convidado Jadson Siqueira informou sobre resultados de contatos que teve com mentorias e também no papel de mentor. Ele apresentou um case do AlfaCom, uma das mais tradicionais escolas regulares de Cascavel e que acumula êxitos também como escola virtual. Jadson explicou sobre as etapas necessárias para a transição e o crescimento que o negócio teve depois que as plataformas digitais passaram a ser incorporadas ao cotidiano da empresa.

Os primeiros mentores do negócio foram os fundadores, que orientaram sobre negócios em geral, gestão e aporte financeiro. Uma das características fundamentais de um mentor, disse ele, é não ter receio de falar abertamente sobre a empresa, suas frustrações, sucessos e projetos que a permitiram avançar em uma era de revoluções tecnológicas. “Recebi algumas dicas que, de tão preciosas, chegaram a mudar completamente a visão e a direção de determinadas posturas e estratégias”, afirmou. A praticidade, a dinâmica e a velocidade das mentorias também são diferenciais. "A coisa é rápida, porque nesse mundo não há tempo a perder”. Jadson afirmou que as vantagens ao mentor são ter acesso a novas tecnologias, ver novas ideias brotando e a mutação do mercado diante dos seus olhos, aumentar seu network e ter a chance de investir em novos negócios.

Receba os Informativos da ACIC

Outubro 2017